Página inicial > Notícias > Evento debate inovação e empreendedorismo no Brasil

Evento debate inovação e empreendedorismo no Brasil

Criado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 14h14 | Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 14h14 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2017, 14h14 | Acessos: 1016

Como parte das comemorações de 60 anos da UFPA,  o projeto Jovem Empreendedor e o  Time Enactus promovem a palestra “Inovação e Empreendedorismo no Brasil”, na terça-feira, 11, no Auditório do Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), às 18h.

A palestra será ministrada pela presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), professora doutora Rose Mary Lopes.

Inscrições - As inscrições custam R$6,00 - em crédito, boleto ou presencialmente - e podem ser realizadas a partir do site do evento. O valor arrecadado com as inscrições custeará as despesas dos alunos do Time Enactus UFPA, durante o Encontro Nacional da Rede Enactus Brasil (ENEB) 2017, no Rio de Janeiro.

Programação - Das 18h às 20h, para de debater sobre o cenário da Inovação e do Empreendedorismo brasileiro, a professora abordará os seguintes temasO que é ser empreendedor?; Quão fácil é empreender no Brasil?; Como está nossa competitividade mundial?; Empreendedorismo e inovação; Empreendimentos de alto impacto; Comparações mundiais – GEM, GEDI, GII, patentes; Ecossistema de empreendedorismo de base tecnológica no Brasil

Objetivo - Voltado para estudantes, microempreendedores e interessados no tema, o evento visa “disseminar práticas empreendedoras de vanguarda que vêm sendo desenvolvidas no país, bem como ações de educação empreendedora que vêm obtendo resultados interessantes e explicar o papel da Anegepe nessa área”, explica o coordenador do projeto Jovem Empreendedor, professor José Augusto Lacerda.

Importância - Além de ajudar os alunos durante o ENEB, de acordo com o coordenador, a palestra é importante por causa de quem vai ministrá-la. “A professora Mary Rose Lopes, presidente da Anegepe, é uma profissional de destacada relevância no cenário nacional”. Além disso, os temas abordados “possuem um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sócio econômico de qualquer localidade, seja ela um município, estado ou país”, afirma o professor.

Ministrante - A professora Rose Mary Lopes, além de presidente da Anegepe, é mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Ela pesquisa o comportamento, competências e tipos psicológicos de empreendedores. Com grande experiência empreendedora, a ministrante é professora das disciplinas “Empreendedores e Ação Empreendedora” e “Gestão de Pequenas e Médias Empresas” e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Projeto Jovem Empreendedor - Segundo o coordenador, o “Jovem Empreendedor” “trata-se de um projeto de extensão realizado com o intuito de disseminar o empreendedorismo entre alunos do ensino médio da Escola de Aplicação (EA/UFPA).” Para desenvolver o tema, o projeto realiza oficinas mensais, sobre Características do Comportamento Empreendedor (CCE's) com dinâmicas, jogos cooperativos e atividades lúdicas.

Serviço:
Palestra “Inovação e Empreendedorismo no Brasil”
Data e Hora: dia 11 de julho, às 18h
Local: Auditório do NAEA