Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Organizacional
Início do conteúdo da página

Estrutura Organizacional

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 12h28 | Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 17h45 | Acessos: 4848

 

O Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) é uma Unidade Acadêmica de formação superior em Pós-Graduação, que integra a estrutura organizacional do Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC), voltada para a produção e difusão de conhecimento em Engenharias e áreas afins, visando à formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento amazônico, assim como para o desenvolvimento regional com o Parque Tecnológico do Lago de Tucuruí (TECNOLAGO). Integram a estrutura acadêmico-administrativa do NDAE:  Direção do Núcleo;  Secretaria Executiva; Coordenadoria Acadêmica;  Coordenadoria do TECNOLAGO; Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA); Subunidades Acadêmicas.

 

                              

 

Infraestrutura Física

O NDAE está localizado no Canteiro de Obras da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, em Tucuruí/PA, e conta com três espaços físicos identificados como: Galpão, Casa de Apoio do NDAE e Prédio do NDAE, estes dois últimos passaram a integrar a estrutura do Núcleo no ano de 2017. A área total edificada dos três espaços físicos do Núcleo é de 16.216,16 m2 .

♦ Casa de Apoio do NDAE ♦

A Casa de Apoio do NDAE é um alojamento cedido pela Eletrobrás/Eletronorte em 2017, que visa proporcionar moradia, permanente ou transitória, aos estudantes regulamente matriculados nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e professores/pesquisadores vinculados ao NDAE, sem residência fixa no município de Tucuruí. A Casa é gerenciada por uma Comissão de Gestão composta por três membros, sendo: um discente indicado pela categoria, o Coordenador da CPGA e o Coordenador Acadêmico do NDAE. A comissão atual foi designada em 20 de abril de 2017. Casa de Apoio do NDAE é um alojamento de 310,13 m², sendo um prédio térreo em alvenaria, coberto com telhas cerâmicas. A capacidade total de ocupação da Casa de Apoio é de 30 (trinta) vagas, sendo duas vagas por quarto. Porém, devido a situação da Pandemia COVID-19, os quartos não estão podendo ser compartilhados, no momento ofertando assim apenas 6 vagas para ocupação.

♦ Galpão - Tecnolago ♦

O Galpão, uma área construída de aproximadamente 14.803,92 m². Trata-se de uma instalação industrial em estrutura metálica com pé-direito de 15 metros aproximadamente, pavimentação em concreto armado, cobertura em telha metálica. Neste espaço atualmente funciona a infraestrutura do Tecnolago (Parque de Tecnologia do Lago de Tucuruí) que teve sua implantação aprovada em de Abril de 2018, com suas operações iniciadas no ano de 2019, através de investimentos públicos, com o objetivo de implantar um polo que desenvolvesse um ambiente de inovação na região de integração do lago de Tucuruí, baseado no conhecimento produzido no ambienta acadêmico.

Contando com uma área disponível de cerca de 122.000 m², o parque dará suporte à atividades ligadas à Campus Universitário de Tucuruí, como atividades de pesquisa, extensão e estágio, atendendo graduandos e pós-graduandos futuramente, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento de suas atividades. A maioria das atividades se concentra no galpão industrial do Parque, que conta com cerca de 22.000 m² e abrigará laboratórios, salas e também as instalações de algumas das empresas incubadas, sejam instalações administrativas ou operacionais destas empresas.

♦ Prédio do NDAE ♦

Prédio do NDAE O prédio cedido ao NDAE em 2017 possui uma área construída de aproximadamente 1.102,11 m², com paredes externas constituídas de alvenaria de bloco de concreto com aproximadamente 20 centímetros de espessura, divisórias internas, em sua maioria, são de madeira compensada. Toda a cobertura é constituída de material metálico e de telha ondulada metálica. Após a manutenção predial ocorrida em 2018, o Prédio do NDAE possui 41 salas divididas entre salas de aula, salas administrativas, laboratórios, dentre outras.

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página