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Influence of particle size distribution of iron ore fines on liquefaction during marine transportation

Criado: Terça, 07 de Julho de 2020, 14h00 | Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 14h00 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 14h00 | Acessos: 2007

A prof. MSc. Débora Dias Costa Moreira (CAMTUC) e seu orientador prof. Dr. André Luiz Amarante Mesquita (NDAE) publicaram o artigo intitulado "Influence of particle size distribution of iron ore fines on liquefaction during marine transportation" no volume 373 do periódico Powder Technology, qualificado com conceito Qualis Capes A1 e fator de impacto 3,41.

 

A pesquisa faz parte dos trabalhos realizados no Laboratório de Dinâmica de Fluido e Particulado (FluidPar) da Universidade Federal do Pará (Campus Tucuruí) que compõem a tese de doutoramento da referida docente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia – PRODERNA.

 

Em resumo, o artigo evidenciou que nas últimas décadas, muitos incidentes com navios graneleiros, incluindo perda de vidas e embarcações, ocorreram devido à liquefação de granéis sólidos. Neste contexto, foi investigada a influência da distribuição granulométrica de finos de minérios de ferro no potencial de liquefação durante transporte marítimo. Como resultado do estudo, concluiu-se que o fenômeno de liquefação é significativamente influenciado pela distribuição do tamanho das partículas e ainda foi proposta uma metodologia para classificar o potencial de liquefação, com o objetivo de ajudar as empresas de transporte marítimo a definir as misturas de tamanhos de finos de minérios de ferro.



Segue link gratuito do artigo:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0032591020305726?dgcid=author e Identificador de Objeto Digital - DOI: https://doi.org/10.1016/j.powtec.2020.06.052

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